O projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, realizou na sexta-feira, 31/07, a oficina de comunicação na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Depois de conhecerem o Estatuto da Criança e do Adolescente, universalização e interdependência dos direitos, discutirem sobre participação, democracia e poder, as jovens debateram sobre o direito à comunicação, democratização da mídia e representação da sociedade na imprensa. Problematizadas pelo vídeo “Levante sua voz”, elaborado pela instituição Intervozes (coletivo Brasil de comunicação social), as participantes fizeram um estudo de casos de matérias jornalísticas sobre violência de gênero, muitas vezes sofridas pelas adolescentes. A questão de gênero foi um tema elencado pelas próprias meninas.
O encontro foi baseado nos princípios da educomunicação e da arte-educação. As atividades realizadas na UISM são feitas em parceria com as secretarias de Educação e de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens do Distrito Federal.
No fim das atividades, as adolescentes produziram suas próprias sombras em cartazes nos quais elas também colaram frases sobre temas que elencaram para gritar ao mundo.
Próximos passos
Os trabalhos na UISM não param. As próximas oficinas acontecerão nos 5 e 6 de agosto que discutirão orçamento público e trabalho/desemprego, respectivamente. A oficina sobre orçamento tratará de assuntos como desigualdades sociais, injustiça fiscal, impostos diretos e indiretos e a relação do orçamento público com a promoção dos direitos. Já a sobre trabalho está relacionada ao projeto Manifesto da Juventude, que tem como objetivo trocar experiências sobre juventude e trabalho/desemprego no Brasil, Holanda e Uganda.
Por Vinícius Moreira, estagiário do “Adolescentes Protagonistas”, com supervisão e edição de Gisliene Hesse