Projeto do Inesc desenvolve atividades na Unidade de Internação de Santa Maria

Depois de passar por duas escolas públicas no Guará e no Paranoá, o projeto “Adolescentes Protagonistas” – iniciativa realizada pelo Inesc e patrocinada pela Petrobras – iniciou suas atividades com 17 meninas e um menino na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Essa primeira fase de encontros conta com cinco oficinas e tem data para ser finalizada na próxima quinta-feira, 6/8. As atividades realizadas na UISM são feitas em parceria com as secretarias de Educação e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal.

Na primeira semana, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente e tratar sobre a universalização e interdependência dos direitos, participação social, democracia e poder. Discussões sobre comunicação, democratização da mídia e representação da sociedade na imprensa também fizeram parte dos assuntos tratados por especialistas e monitores do projeto nos três primeiros encontros.

Outro tema colocado em discussão foi a questão de gênero. Na oficina de comunicação, as participantes fizeram a análise de matérias jornalísticas que trataram assuntos como transexualidade, violência de gênero, descriminação familiar e escolar, machismo e igualdade de gêneros.

Oficinas sobre orçamento público e trabalho e emprego também foram realizadas. O encontro sobre orçamentou tratou de assuntos como desigualdades sociais, injustiça fiscal, impostos diretos e indiretos e a relação do orçamento público com a promoção dos direitos. A oficina sobre trabalho tem como perspectiva a criação de um documento de diálogo com o poder público para apresentação de demandas visando o trabalho digno. Esta iniciativa faz parte do projeto Manifesto da Juventude que acontece em três países: Holanda, Uganda e Brasil.

Como resultado dos diálogos desenvolvidos nas oficinas, as jovens ainda produzirão um boletim sobre medida socioeducativa de privação de liberdade. Elas também se dedicarão à elaboração de programas de rádio sobre assuntos priorizados pelas adolescentes a partir de atividade de todo o período. A produção dessas peças ocorrerá na segunda fase do projeto, que acontecerá entre o fim de agosto e todo o mês de setembro.

Projeto Adolescentes Protagonistas

O projeto ONDA, iniciativa desenvolvida pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) desde 2008, entrou em uma nova fase em 2015. Intitulado “Adolescentes protagonistas”, o projeto conta agora com o patrocínio da Petrobras. O principal enfoque da iniciativa é assegurar o envolvimento de meninos e meninas na discussão sobre direitos e cidadania, observando como esses temas se relacionam com o orçamento público. A ideia é fortalecer a capacidade de atuação dos/as jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles/as destinadas. Até o ano de 2016, o projeto atenderá cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens de quatro escolas públicas do Distrito Federal  e de uma Unidade de Internação. (UISM). Saiba mais sobre o projeto aqui

Por Gisliene Hesse

TIMBRADO_RELEASES-2