Integrantes do “Adolescentes Protagonistas” entrevistam gestores de cultura

Os estudantes do Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá entrevistaram, na última semana, com a Assessora Especial de Políticas Culturais, Daniela Diniz; com o Presidente do Conselho de Cultura, Victor Ziegelmeyer; e com a Gerente de Comunicação para Diversidade na Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura.

Assim como os/as adolescentes do Guará, os participantes do Paranoá tiveram formação nas áreas de direitos humanos, orçamento público, participação democrática e comunicação. O grupo também participou de rodas de conversa e elaboração e aplicação de uma pesquisa de opinião na comunidade da política pública que queriam monitorar, no caso a cultura.

No início da entrevista, os participantes do projeto questionaram o conceito de cultura dos gestores, explicando que para eles cultura não significa a realização de eventos. Segundo a gerente de comunicação da secretaria de cultura, o debate sobre o conceito de cultura não estava centrada na perspectiva de eventos, mas “cultura enquanto todas as tradições que envolvem uma sociedade e as manifestações artísticas e estética de diversos formatos, linguagens e origens,.

Os adolescentes também comentaram sobre a pesquisa de opinião realizada no Paranoá, que revelou que a comunidade deseja mais programas culturais acessíveis, revitalização dos espaços culturais e política de ocupação dos espaços. Eles também ressaltaram a dificuldade de acesso a cinemas, exposições e shows que não chegam na cidade e o transporte público é outro fator que torna essas manifestações culturais menos acessíveis.

Victor Ziegelmeyer disse que é muito importante ouvir os jovens e levar em conta as falas da comunidade.

No que tange ao orçamento público voltado para a cultura, a assessora especial de política culturais, Daniela Diniz, afirmou que em regra, da esfera federal à municipal – a pasta da cultura é a que menos recebe recursos.

A entrevista servirá como subsídio para diálogos com o poder púbico visando a conquista de direitos. Para isso será elaborado o boletim “Direitos na Comunidade” – Paranoá, produzido pelos próprios jovens.

O projeto “Adolescentes Protagonistas” é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

Texto: Vinícius Moreira, estagiário da área de comunicação do projeto “Adolescentes Protagonistas”, com edição e supervisão de Gisliene Hesse

footer