
Participantes do projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, estiveram presentes, na última semana, em uma reunião no gabinete do deputado Wasny de Roure, do PT/DF. No encontro, os adolescentes solicitaram a realização de uma audiência pública para debater com a população temas discutidos no âmbito do projeto (veja mais sobre o projeto aqui).
Estudantes do Guará, do Paranoá e da Unidade de Internação de Santa Maria estão desenvolvendo atividades em torno dos seguintes temas: saúde, cultura e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo(Sinase) e sobre a carta final do Grito das Periferias. A intenção é que essas temáticas (e mais duas que ainda serão tratadas em oficinas realizadas pelo projeto no Quilombo de Mesquita e em mais uma instituição de ensino no Paranoá) sejam tratados na audiência pública pleiteada pelos adolescentes durante a reunião com o deputado.
O assessor do deputado, Edgar Fagundes, se comprometeu em pedir a audiência pública em uma das comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) voltadas aos assuntos de juventude, educação, direitos humanos, etc.
Os/As adolescentes explicaram todo o processo de formação dentro das escolas e da unidade de internação, bem como os resultados que serão obtidos. Os estudantes estão desenvolvendo uma pesquisa de percepção sobre os temas escolhidos por eles mesmos. Os principais resultados são elencados para a produção de um boletim que tem o objetivo de ser distribuído junto à comunidade e utilizado para incidência política. As publicações serão divulgadas durante a audiência pública a ser marcada na CLDF.