O projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa desenvolvida pelo Inesc e patrocinada pela Petrobras, iniciou nesta quarta-feira, 9/9, mais um ciclo de oficinas. Desta vez, o projeto desenvolve suas atividades na escola Aleixo Pereira Braga, no Quilombo Mesquita – comunidade que existe há 200 anos e possui mais de mil habitantes. Localizada em Goiás, perto da Cidade Ocidental, o marmelo e o cultivo de outras frutas são as principais formas de produção da comunidade. Um dos costumes mais antigos é a catira, um estilo de música tradicional da região.
Os/as adolescentes do quilombo, assim como os/as jovens do Guará/Estrutural, do Paranoá e da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), participarão de debates sobre direitos humanos, cidadania e orçamento público, além de elaborarem pesquisa de percepção sobre suas comunidades e produzir uma revista e programas de rádio.
Oficinas
Nesse primeiro momento, os integrantes do projeto participarão de uma série de encontros baseados nos princípios da educação popular, da arte-educação e da educomunicação. Em formato de oficinas, os encontros tratam de questões referentes à participação democrática e organização do Estado, à educação de qualidade, às noções de justiça ambiental, orçamento público, proteção à infância e à adolescência e à comunicação.
Comunidade
Como resultado dos diálogos desenvolvidos nas oficinas os/as adolescentes também irão realizar uma pesquisa de percepção nas suas comunidades. A escolha do tema da pesquisa dependerá da priorização dos assuntos elencados pelo próprio público participante do projeto. Nesse momento, a comunidade é envolvida diretamente, visto que os moradores da região são entrevistados pelos integrantes do “Adolescentes Protagonistas”, com o objetivo de identificar os problemas dos locais. Para além disso, o projeto prevê a elaboração de boletim impresso que será utilizado para fazer incidência política na Câmara Legislativa do DF e, dependendo do tema, no Congresso Nacional.