
Meninos e meninas do Centro Educacional 04 do Guará lançaram na instituição de ensino nesta segunda-feira, 28/9, uma exposição de fotografias sobre a Estrutural, onde mora a maioria dos estudantes, e o boletim “Direitos na Comunidade”, que trata da política pública de saúde. As duas iniciativas fazem parte das atividades desenvolvidas pelo “Adolescentes Protagonistas”, projeto realizado pelo o Inesc e patrocinado pela Petrobras.
Estudantes do CED 04, professores e integrantes do projeto participaram dos lançamentos, que também contou com a presença de um representante da coordenação do Ensino Médio da Secretaria de Educação do DF, Frank Alves.
O painel de fotos foi montado pelos próprios adolescentes no corredor principal da escola. Tiago David Araújo, jovem que faz parte do projeto e responsável pela produção das fotos da exposição, declarou que fez o trabalho pensando em passar para as pessoas a imagem do outro lado da cidade.
“A Estrutural é vista pela população do DF como um lugar violento e onde fica o maior lixão da América Latina. No entanto, eu quis mostrar o lado humano. Temos fotos bonitas do céu, do movimento das pessoas na comunidade e de crianças brincando nas ruas. Também temos imagens que demonstram a desigualdade socioeconômica. Em primeiro plano a Estrutural e ao fundo Águas Claras. Na produção das fotos o que mais me chocou foi a fala de uma criança de cinco anos. Quando estivemos lá para fazer as imagens ela me perguntou se estava no local para derrubar a casa dela”, afirmou Tiago.
Durante o lançamento da exposição, Alan Gutemberg e Liss Lawane, mais dois integrantes do projeto, também disseram como foi feito o trabalho com o grupo na escola. Eles falaram do processo de preparação das oficinas, da escolha do tema saúde que foi pesquisado na comunidade e também das entrevistas que foram realizadas com os gestores.
Os adolescentes elaboraram e aplicaram uma pesquisa junto à comunidade e aos funcionários do posto de saúde. A pesquisa teve o objetivo de identificar os problemas da cidade para estabelecer diálogos com gestores públicos visando superar problemas locais.
Os principais resultados da pesquisa estão no boletim “Direitos na Comunidade”, publicação que foi toda elaborada pelos jovens. O informativo trata dos principais resultados obtidos na pesquisa e conta com dados do orçamento sobre saúde, entrevista com gestores da área e principais temas tratados nos questionários aplicados.
Além de ser distribuído hoje na escola, o boletim será distribuído na Estrutural e servirá como objeto de incidência política, uma vez que os adolescentes participarão de audiência pública para discutir o tema. Para este ano ainda está previsto mais quatro lançamentos de exposições e boletins. Um em cada escola que é desenvolvida o projeto. A próxima será na Darcy Ribeiro, no Paranoá.
Por Gisliene Hesse