Adolescentes Protagonistas ganha destaque em boletim do ensino médio do DF

O projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa desenvolvida pelo Inesc com o patrocínio da Petrobras, recebeu destaque na edição de setembro/outubro do Boletim da Coordenação do Ensino Médio (Coemeb) desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Lançado nesta semana, o boletim dá visibilidade para duas fotos (uma delas foi utilizada no cabeçalho do informativo) que foram produzidas por um dos integrantes do projeto e uma matéria sobre as atividades realizadas pelo “Adolescentes Protagonistas”.

Confira aqui o boletim 

O projeto é desenvolvido em três escolas do DF e Entorno e na Unidade de Internação de Santa Maria. Dentro das atividades realizadas, os adolescentes produzem fotos das suas comunidades para uma exposição e textos para o boletim “Direitos na Comunidade”. No dia 28 de setembro, os estudantes do Centro Educacional 04 do Guará lançaram a exposição e o boletim na escola. Entre outubro e novembro, mais quatro eventos consagrarão o lançamento das exposições e boletins realizados por alunos das outras unidades de ensino.

O boletim da Coemeb é distribuído para todas as coordenações regionais de ensino. Confira o informativo completo aqui.

Saiba mais  

Antes de produzirem as imagens e os textos, os jovens participam de uma série de o­ficinas e de rodas de conversas em diálogo com especialistas. A partir de seus interesses os/as estudantes realizam uma pesquisa de percepção na comunidade. No CED 4 , a política pública escolhida pelos jovens foi saúde na Estrutural. No boletim, eles trazem os principais resultados obtidos na pesquisa junto à comunidade e aos funcionários do posto de saúde.

Por meio das fotos, eles/as mostram um olhar humanizado de sua cidade diferente do que a mídia aborda que divulga a Estrutural como um local violento e onde ­ca o maior lixão da América Latina. Para este ano ainda estão previstos mais quatro lançamentos de exposições e boletins. Um em cada escola que é desenvolvida o projeto. A próxima será no Centro Educacional Darcy Ribeiro, no Paranoá.

Foto:  Tiago David Araújo, jovem que faz parte do projeto e responsável pela produção das fotos da exposição.

footer