Estudantes de escolas públicas do DF lançam revista sobre direitos humanos e orçamento público

O olhar dos adolescentes sobre a educação, o enfrentamento ao racismo e diversos outros temas voltados para injustiças sociais estão presentes na publicação. 

Para marcar as atividades da 1ª Conferência Regional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da região norte do DF, jovens do projeto Onda lançam na próxima sexta-feira, 19/2, às 13h30 a 5ª edição da Revista Descolad@s, uma publicação alternativa em que a principal voz é a dos/as adolescentes.

Confira a nova edição aqui

revista

Produzida desde 2010, a publicação é desenvolvida durante as atividades do projeto “Onda: adolescentes protagonistas”, iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) que conta com o patrocínio da Petrobras.

A Descolad@s foi inspirada na Revista Viração e pretende divulgar os olhares, as preocupações e as propostas de adolescentes sobre os temas debatidos nas oficinas desenvolvidas em suas escolas ou sobre assunto de interesse dos/as jovens na ótica dos Direitos Humanos e orçamento público. Ela é fruto do trabalho de um ano inteiro com reuniões, debates, rodas de conversa, pesquisas, entrevistas e diálogos.

A pauta da revista é definida pelo conselho editorial, que é uma instância de articulação entre os/as adolescentes para definir as matérias que serão desenvolvidas. Os textos, fotografias, diagramação e ilustrações da publicação é toda elaborada pelos/as jovens.

A qualidade das matérias já rendeu à publicação um certificado do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia. Utilizada por professores no ambiente escolar, ela também tem se tornado referência pedagógica nas escolas do DF. Este ano, serão distribuídas 11,5 mil revistas para a Secretaria de Educação do DF.

Temas tratados por esta edição

Nesta edição, a revista abordará a questão da redução da idade penal, que vem como um retrocesso dos direitos da criança e do adolescente. Há também uma entrevista com jovens indígenas, os movimentos culturais no DF e o Grito das Periferias, um “Link com o Congresso” tratando da PEC 215 que pretende tirar do executivo a responsabilidade pela demarcação das terras indígenas e uma sessão de fotos da marcha das mulheres negras. Um dos destaques da revista é a seção “De olho no orçamento”, que é produzida para cada matéria e tem o objetivo de demonstrar a execução orçamentária das ações voltadas para crianças e adolescentes. Além disso, a Descolad@s traz “Dicas Culturais”, com indicações de música, literatura e cinema e uma sessão que abordará o estilo andrógino.

Veja as edições anteriores da revista aqui

Serviço

O quê:Lançamento da revista Decolad@s

Quando:19/2 às 13h30

Onde: 1ª Conferência Regional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da região norte do DF, que ocorrerá no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Área Especial Quadra 04, Sobradinho.

footer