Grito das Periferias: Diálogo sobre violências e juventudes

Cerca de 100 adolescentes e jovens de várias regiões do DF (Paranoá, Sobradinho, Estrutural, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Itapoã, Santa Maria, Lago Oeste e São Sebastião) participaram no último sábado, 28/3, do “Grito das Periferias” – evento que teve o objetivo de discutir a violência cometida contra a juventude nesta Unidade da Federação. As discussões do encontro se basearam nas experiências adquiridas durante a realização de uma pesquisa de percepção sobre as principais violências contra crianças e adolescentes na Cidade Estrutural, iniciativa lançada no fim de 2014 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos –Inesc Saiba mais sobre a pesquisa. (http://www.inesc.org.br/…/percepcao-na-estrutural-violenci…/).

Os participantes do evento foram divididos em três eixos principais: violência de gênero, violência racial e a falta do acesso à cultura como uma violência. O debate foi realizado por meio de perguntas provocadoras, visando incentivar as discussões e propor ações capazes de mudar esse cenário.

Para além do debate, os jovens também tiveram a oportunidade de curtir uma extensa programação cultural composta de poesias, dança e música.
O evento foi uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com o coletivo Art’Sam, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), Coletivo da Cidade, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal(Cedeca/DF) e Casa das Redes, com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.

Fotos: Comunicação do projeto “Adolescentes Protagonistas” e Mídia Ninja.