Jovens do Guará e Paranoá iniciam elaboração de conteúdo de boletins das suas comunidades.

Integrantes do projeto “Adolescentes Protagonistas” do Centro Educacional n. 04 do Guará e do Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá iniciaram nesta terça-feira, 28/7, a produção dos textos para o boletim “Direitos da Comunidade” – publicação que tem o objetivo de abordar os temas das pesquisas de percepção realizadas pelos jovens do projeto. Os assuntos saúde e cultura foram escolhidos pelos meninos e meninas do Guará e Paranoá, respectivamente.

No encontro desta terça, os participantes relembraram os temas que foram tratados nas oficinas nas escolas e elencaram as ideias principais para os textos. Além disso, eles organizaram a estrutura para a elaboração do conteúdo textual e separaram as fotos que farão parte dos dois boletins.

Entre os temas discutidos pelos adolescentes estiveram as políticas de saúde para crianças e adolescentes e o acesso à cultura. Sexualidade, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, contraceptivos, drogas, atenção à saúde mental, violência, acesso à cultura, política de ocupação dos espaços públicos para manifestações culturais entre outros, foram tratados na reunião dos integrantes do projeto.

Saiba mais sobre o boletim

Os boletins são resultado dos debates realizados nas oficinas ministradas pelo projeto nas escolas e também durante a pesquisa de percepção feita junto às comunidades (saiba mais sobre o projeto aqui). A publicação servirá para reunir os principais temas discutidos nas oficinas e tratados na comunidades pelas crianças, adolescentes e jovens que participam da iniciativa

Ao todo, serão elaborados cinco boletins. Eles serão o resultado final das atividades nas quatro escolas onde serão desenvolvidas o projeto (Estrutural/ Guará, Paranoá, Cidade Ocidental/Quilombo Mesquita) e na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM).

As edições serão impressas e servirão para distribuir na comunidade e também em audiência públicas. Nestes tipos de eventos o informativo complementará a incidência política dos integrantes do projeto.

O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa desenvolvida pelo  Inesc, com o patrocínio da Petrobras.

Por Gisliene Hesse

footer