“Adolescentes Protagonistas” da Unidade de Internação discutem o amor

Na última segunda-feira, 28/09, as meninas da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) participaram de uma roda de conversa sobre “amor”. O diálogo foi mediado pela professora de Psicologia da Universidade Católica de Brasília, Flávia Timm, pesquisadora no assunto. O debate foi uma sugestão das próprias adolescentes, porém, para elas foi muito difícil desconstruir a lógica do amor romântico, que muitas vezes aprisiona sem que percebamos por estarmos envolvidos.
Flávia Timm discutiu a relação da violência com o amor, que em muitos casos é trazida de forma simbólica tanto por meio do ciúme, do machismo, quanto da violência sexual.
A pesquisadora trabalhou com perguntas provocadoras como, por exemplo: “É possível que o amor seja construído?”. As adolescentes refletiram e discutiram a importância do amor como uma possibilidade de se desconstruir a violência, em muitos momentos naturalizada nas relações.

Flávia finalizou a roda de conversa com a seguinte pergunta: “pensando no que refletimos hoje, como vocês querem amar?”. As respostas surgiram depois de um certo tempo de reflexão. “Amar é respeitar o outro”, “é amar a pessoa como ela é”, “é saber conversar”.

O amor é um direito, mas um direito a ser vivido sem violência.

Próximos passos

Depois das oficinas de direitos humanos, orçamento público, participação social, fotografia e comunicação, além de rodas de conversa sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), violência sexual, cultura e amor, as adolescentes entrevistarão gestores da política do Sinase para a produção do boletim “Direitos da comunidade” e também elaborarão programas de rádio.

As atividades realizadas na UISM são realizadas pelo projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa do Inesc que é patrocinada pela Petrobras. Essas atividades também contar com a parceria das secretarias de Educação e de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens do Distrito Federal.

Texto: Thallita Oliveira e Vinícius Moreira, estagiários do Inesc

Edição: Gisliene Hesse, consultora da área de comunicação do projeto “Adolescentes Protagonistas”

Veja também

Meninas da UISM querem saber se as regras do Sinase estão sendo cumpridas na Unidade

Rodas de conversa sobre violência sexual e cultura empolgaram as meninas da UISM