“Juntos somos mais fortes”, concluíram os estudantes do Quilombo Mesquita na oficina de comunicação

Cerca de 35 crianças e adolescentes, com idades de 11 a 17 anos, do Quilombo Mesquita* debateram comunicação nesta quarta-feira, 30/9, na ASMAQ, um espaço da igreja que atende à comunidade. Os diálogos fazem parte das atividades desenvolvidas pelo projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa desenvolvida pelo Inesc e patrocinada pela Petrobras.

O encontro sobre comunicação teve um caráter lúdico e contou com grande participação do grupo. No primeiro momento realizou-se um trabalho em grupo no qual cada um deveria construir conceitos próprios de comunicação. A atividade visou valorizar seus conhecimentos prévios e construir um olhar mais crítico sobre os usos da comunicação. A ideia era estimular uma reflexão sobre a comunicação como direito humano.

DSC04579

Os grupos refletiram sobre temas como: o significado da comunicação, as formas utilizadas para se comunicar e os tipos de veículos de comunicação. Debateu-se sobre a evolução da comunicação que na pré-história era feita por meio de símbolos e sinais e evoluiu para a era da escrita, depois para imprensa, com a criação da prensa, comunicação de massa e era da informação, até a discussão sobre as diferenças entre comunicação direta e indireta, formal e informal.

O grupo trouxe a comunicação como forma de interação podendo ser para construir consensos ou mesmo conflitos, que pode ser usada para a compreensão de outras realidades ou para estabelecer disputas. O destaque foi para o entendimento de que a comunicação pode mudar o mundo.

Em um segundo momento, os adolescentes formaram uma grande roda para participar de uma atividade com o barbante. Cada integrante do projeto teve que descrever uma forma de se comunicar e passar o barbante para outro colega. Interação, diálogo, conversa, música, dança, gestos, brincadeiras, maneira de se vestir, tipos de linguagem, televisão, rádio, jornal, entre outros tantos assuntos foram citados pelas crianças e adolescentes. Ao fim, foi construída uma espécie de estrela interligando os pontos de referência (cada um representado por uma pessoa).

Com a atividade, o grupo acabou compreendendo a importância da comunicação em rede que foi simbolizada pela grande estrela entrelaçada. “Somos mais fortes juntos”, expressou uma das jovens. Por último, os jovens escreveram em pequenos pedaços de papel o que querem dizer ao mundo.

Próximos passos

Pesquisa na comunidade

Oficina de orçamento público

Diálogos com gestores

* O projeto desenvolve suas atividades na escola Aleixo Pereira Braga, no Quilombo Mesquita – comunidade que existe há 200 anos e possui mais de mil habitantes. Localizada em Goiás, perto da Cidade Ocidental, o marmelo e o cultivo de outras frutas são as principais formas de produção da comunidade. Um dos costumes mais antigos é a catira, um estilo de música tradicional da região.Veja também

Adolescentes Protagonistas segue agenda de oficinas no Quilombo Mesquita

Oficinas no Quilombo Mesquita iniciaram nesta quarta-feira

footer