
Depois das oficinas no Centro Educacional 04 do Guará, na Unidade de Internação de Santa Maria, Quilombo Mesquita e Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá, o projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras,
chega com força total no Centro de Ensino Fundamental 05, também no Paranoá.
A primeira oficina aconteceu na última quinta-feira, 01/10 com muito envolvimento e debates intensos. Os/As adolescentes discutiram direitos humanos,em específico direito da criança e do adolescente e conceitos importantes relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, como a proteção integral, universalização e interdependência dos direitos. “Descobri que tenho voz e que a polícia não pode me abordar arbitrariamente sem me escutar” diz uma menina ao final da oficina. O grupo debateu sobre a dignidade do adolescente transgênero, sobre sexualidade e problemas de racismo na escola.
Próximos passos.
Nos próximos encontros, os/as participantes discutirão participação social, direito à comunicação, além da relação do orçamento público com a promoção dos direitos. As oficinas são baseadas nos princípios da arte-educação e educomunicação.
Em breve, mais informações.