Adolescentes Protagonistas da Unidade de Internação de Santa Maria conversam com defensora pública.

No dia 26 de outubro, a Defensora Pública do DF, Daniela Cavalcante Martins, conversou com as meninas internas da Unidade de Internação de Santa Maria,
a convite do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras. O propósito era conhecer melhor o Sistema Nacional Socioeducativo – Sinase, a lei que regulamenta as medidas aos adolescentes infratores.

As meninas participaram de oficinas de direitos humanos, orçamento público, de pesquisa e de comunicação. Após todo o processo elaboraram e aplicaram uma pesquisa de opinião sobre a política do Sinase na Unidade de Internação. A pesquisa foi dirigida tanto para os profissionais quanto para os jovens da Unidade.

No diálogo as adolescentes mostraram que estudaram o Sistema Nacional Socioeducativo e cobraram o seu cumprimento exemplar: atividades culturais, desportivas, escola diária e, sobretudo, profissionalização.

O diálogo girou especialmente em torno das carências da Unidade. Ansiosas, as meninas queriam, mais do que conhecer a lei, saber das condições pessoais perante a justiça.

A grande queixa para é que ao cumprirem a medida, elas saem despreparadas para o mundo.
Sem educação, sem profissionalização, elas argumentam que não tem condições para voltar à sociedade que lhes negou direitos desde crianças. A reincidência é a única perspectiva previsível. A falta de retorno das autoridades que sempre vão à Unidade contactá-las sobre propostas de mudanças sem nenhuma devolutiva causa maior descrença no sistema.

footer