Na última semana, os integrantes do CEF 05 do Paranoá receberam Zuleika de Souza, repórter fotográfica do Correio Braziliense e autora da Exposição Chão de Flores, e Daniel Brito, jornalista desportivo da UOL, em oficina de fotografia e roda de conversa sobre esporte, respectivamente. As atividades compõem a agenda do projeto “Adolescentes Protagonistas”, iniciativa realizada pelo Inesc e patrocinada pela Petrobras.
Fotografia
A oficina de fotografia foi ministrada na última quinta-feira, 29/10. Zuleica apresentou ao grupo uma série de retratos, discutindo olhares e modos de captar. Ela também mostrou fotografias produzidas por celular e levantou questões como a democratização da fotografia por meio das novas tecnologias.
Por fim, ela citou a exposição Chão de Flores que provocou muito os/as adolescentes. Eles e elas miraram apaixonadamente os muros, os portões, as janelas, as cores e os grafites das cidades. Para terminar o grupo saiu com câmaras nas mãos e, com o acompanhamento da Zuleika, captaram imagens que, em breve, serão lançadas em exposição de fotos dos adolescentes da escola.
Esporte
Já na sexta-feira, 30/10, os adolescentes conversaram com Daniel Brito, jornalista desportivo da UOL. O diálogo teve como objetivo discutir o direito ao esporte e como monitorá-lo na comunidade.
Para começar ele ouviu dos adolescentes o porquê deles escolherem o tema. Rapidamente percebeu que eles e elas tinham bons argumentos: por meio do esporte se conquista uma vida mais saudável, se aprende a conviver em grupo. Daniel destacou que é fundamental estimular o esporte para as massas, especialmente diversificando a oferta. Além de ter reflexos importantes na vida comunitária, é possível captar atletas que sejam talentosos para competições nacionais e internacionais: “quanto mais gente pratica, melhores as chances de bons resultados”.
Ele desafiou o grupo: “porque temos muitos ídolos no futebol?”. A resposta óbvia “porque é um esporte muito praticado, muito popular”. Ele afirmou que é importante trabalhar na base em todas as modalidades. Os adolescentes discutiram orçamento público os investimentos desproporcionais nos grandes eventos, e na falta de condições de os governos locais administrarem os estádios construídos no período da Copa, conhecidos como ‘elefantes brancos’. Daniel trouxe a informação de que os estádios não são sustentáveis e os custos para a manutenção geralmente são impraticáveis.
Imagem destacada: Zuleika de Souza