“Adolescentes Protagonistas” participam do circuito “Cinema e Política” na próxima segunda-feira, 9/11


Na próxima segunda-feira, 9/11, integrantes do projeto “Adolescentes Protagonistas” participarão do circuito “Cinema e Política”, no Museu da República do DF. Além de reunir os jovens de diferentes escolas que fazem parte da inciativa, o evento visa proporcionar um debate a partir de um filme movimentando diferentes pontos de vista e perspectivas de pessoas de múltiplas realidades. A obra exibida na edição do circuito deste ano será “Na Quebrada”, longa coproduzido por jovens do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

O “Cinema e Política” tem o objetivo é sensibilizar os participantes do projeto a trocar ideias acerca de um tema relevante para a juventude. O assunto central de 2015 será Idade Penal. A discussão será mediada por Leonardo Ortegal, doutorando em Política Social pela UnB e servidor do Sistema Socioeducativo.

Segundo Márcia Acioli, assessora política do Inesc e responsável pelo “Adolescentes Protagonistas”, o evento é uma das oportunidades dos jovens se encontrarem e trocarem experiências. “O Inesc acredita que para discutir política, direitos, orçamento, entre outros temas, não é necessária só a linguagem verbal. A soma das linguagens cria novas consciências, novas sensibilidades, novas formas de se fazer articulação e mobilização”.

Mais sobre “Na Quebrada”

A obra revela os desafios de jovens que crescem no contexto da violência na periferia de São Paulo. São três personagens que nos conduzem pela história. Zeca, Gerson e Joana que descobrem como o cinema pode tornar-se um caminho para enfrentar seus destinos.

“Na Quebrada” é resultado de uma ampla pesquisa realizada pelos alunos do Instituto Criar. Dirigido por Fernando Grostein Andrade, a película foi codirigida por Paulo Eduardo, aluno formado pela Oficina de Edição da primeira turma do Instituto Criar. Mais de 25 alunos também estiveram envolvidos na produção, trabalhando na frente e atrás das câmeras.

 Veja o trailer do filme abaixo