Adolescente que cumpriu medida socioeducativa fala da importância da escola na Unidade de Internação

Uma adolescente que participa do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, compôs a mesa do III Encontro de Garantia à Escolarização de Crianças e Adolescentes, que aconteceu na última quarta-feira, 02/03. Convidada pela Secretaria de Educação do DF, a adolescente, que cumpriu medida socioeducativa e participou das oficinas do projeto na Unidade de Internação de Santa Maria, tratou da importância da escola na socioeducação.

“A escola nas medidas socioeducativas não é um exemplo. A escola não está preparada para ressocializar. Porém, é importante porque leva um mundo novo, principalmente para quem não teve nenhum contato com a escola antes.” Além disso, ela também ressaltou que o afeto dos profissionais e professores que atuam dentro do sistema socioeducativo é muito importante.

Outro destaque do evento foi a leitura da redação vencedora de um concurso promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em homenagem ao dia dos professores. O texto foi escrito por uma adolescente que já cumpriu medida socioeducativa e participou das oficinas do projeto ONDA.

“Em um lugar que só tem grades, ela chega com os livros nas mãos. Toda frágil, passa pelo corredor pesado de maldades, para na porta do meu quarto e abre um sorriso que reflete um futuro cheio de promessas. Ela diz que sou capaz, que tenho muitas qualidades, que isso vai acabar e que, quando estiver em liberdade, poderei recomeçar junto com ela. Às vezes, penso em desistir, mas ela me olha nos olhos e diz ‘eu estou com você’. Sou uma adolescente em conflito com a lei, estudo em escola de cadeia e tenho 18 anos. A minha professora não me ensina matérias, mas sentidos para a vida. É isso que a faz minha heroína.”

Juntamente com outras adolescentes da Unidade de Internação de Santa Maria, ela também escreveu um boletim sobre a política pública do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Leia aqui.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e contou outros encontros que falaram sobre as diretrizes pedagógicas, escolarização na socioeducação e mediação social de conflitos.

footer