Representante da Petrobras visita o Inesc e acompanha atividades do Adolescentes Protagonistas

O projeto Adolescentes Protagonistas recebeu, nos dias 27 e 28 de junho, o representante da Petrobras, Eduardo Amaral, para uma visita às atividades da iniciativa. Ele visitou três das comunidades que fazem parte do projeto e participou das oficinas sobre educação de qualidade no Quilombo Mesquita (localizado na Cidade Ocidental-GO) com cerca de 25 crianças e adolescentes.

A oficina consistiu na construção de árvores, por meio de corte e colagem, fazendo uma relação com a educação e depois na elaboração coletiva do que é educação de qualidade para cada grupo.

Já na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), Eduardo participou de uma conversa com as adolescentes, o Gerente da Coordenação Pedagógica da ala feminina e uma especialista da área de psicologia. O tema da conversa foram os impactos do projeto na instituição e na vida das meninas. “A gente teve contato com informações que não sabíamos, sobre nossos direitos…”, “a gente aprendeu a trabalhar em grupo…”, “o módulo ficou mais bonito, tem mais cor”, foram algumas das respostas das adolescentes.

Por fim, o representante da Petrobras compôs uma roda de conversa sobre escolas de periferia no CED 04 do Guará. A atividade foi conduzida por Vilmara Carmo, representante do Sindicato dos Professores. Os/as adolescentes questionaram o grande número de centros de ensino e creches localizadas no Plano Piloto, ressaltando a falta de escolas na periferia. A professora destacou a importância da atuação organizada para a conquista de direitos.

Durante o encontro também foi lembrado o problema do corte dos ônibus escolares, que impacta fortemente os meninos e meninas que moram na Cidade Estrutural e estudam no Guará. “Sem pressionar, dificilmente a realidade muda. O gestor precisa conhecer a perspectiva de vocês”, alertou a professora.

O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

footer (1)