Começam as oficinas de rádio para elaboração de programas por adolescentes em conflito com a lei

As atividades do projeto Adolescentes Protagonistas não param! Prova disso é que começaram, nesta semana, as oficinas de rádio com as meninas que estão privadas de liberdade na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), localizada no Distrito Federal. A previsão é de que nas próximas semanas aconteçam, pelo menos, cinco encontros.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, ao final desse período as meninas terão elaborado integralmente dois programas de rádio. Por meio deles, elas poderão fazer suas vozes ecoar para espaços bem mais longínquos do que os muros da unidade de internação.

Como a maior parte das meninas que integram o grupo atualmente não participaram das atividades no ano passado, nesse primeiro encontro o objetivo da educadora Cláudia Maciel foi explicar as características de um programa de rádio, seu funcionamento e as funções de cada pessoa nesse processo.

Ação Periferia
A primeira oficina de rádio deste ano foi aberta de maneira especial. As meninas tiveram a oportunidade de ouvir, pela primeira vez, a versão final do programa produzido por elas em 2015. Naquela ocasião, foi feita uma parceria para que o material fosse veiculado como episódios especiais do programa Ação Periferia, uma parceria da Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Esses programas, inclusive, estão sendo veiculados pela Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz) desde o último sábado (10). Quem perdeu o primeiro, pode se programar para assistir os outros dois que serão veiculados nos dias 17 e 24 de setembro, sempre ao meio-dia.

O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

footer2