Meninos e meninas que participam do Adolescentes Protagonistas nas cinco escolas atendidas pelo projeto se reuniram no último sábado (29 de outubro), em Brasília (DF), para compreender melhor sobre como funciona o Poder Legislativo no Brasil, em especial no que diz respeito às suas responsabilidades e tramitação de projetos de lei.
Vindos/as do Paranoá (CEF 05 e CED Darcy Ribeiro), Guará (CED 04), Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) e da Cidade Ocidental/GO (Quilombo Mesquita), os/as adolescentes compartilharam de um dia repleto de atividades, mas também de muito companheirismo, interatividade, parcerias, respeito, empoderamento e amizades.
A fala inicial foi feita pela professora da Universidade de Brasília (UnB) e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Comitê DF), Catarina de Almeida Santos. Em linguagem didática e atraente, ela explicou brevemente como se dá o processo de tramitação de um projeto de lei (ou PEC ou MP) no Congresso Nacional, bem como a diferença entre cada um desses instrumentos.
Catarina também esclareceu para os meninos e as meninas como essas propostas alteram nossas vidas ao virarem lei. Para isso, utilizou como exemplos projetos polêmicos que tramitam atualmente e que impactam diretamente na vida dos/as estudantes brasileiros: a PEC 55 (antiga PEC 241), a MP que prevê a reforma do ensino médio e o projeto Escola sem Partido.
Ocupação e resistência
O encontro também contou com a participação de uma jovem que integra o grupo de 11 meninas que decidiram ocupar o Instituto Federal de Brasília, campus de São Sebastião. Munida de uma fala forte e confiante, ela compartilhou a experiência que tem vivenciado nos últimos dias. “Somos 11 meninas e decidimos lutar. Passamos o cadeado no portão e ocupamos a escola. No começo tentaram nos boicotar, com o corte de luz e a retirada dos microondas da cozinha, por exemplo, mas nós conseguimos reverter a situação e mantivemos a ocupação”.
Questionada sobre os impactos causados pelas ocupações tanto na vida de estudantes quanto de servidores da educação, a estudante deu mais um exemplo da sua coragem: “não há luta sem sacrifícios”.
O ponto alto do encontro, contudo, foram as oficinas de grafite, vídeo, teatro, conto, poesia e free style nas quais os meninos e as meninas tiveram a oportunidade de colocar em prática não só os conhecimentos adquiridos ao longo do dia, mas também suas habilidades artísticas. O objetivo de cada grupo era utilizar essas diferentes linguagens para expressar e passar uma mensagem que reforçasse o conteúdo abordado.
Os resultados dos trabalhos em grupo foram apresentados para o coletivo no final do dia. O orgulho de cada menino e menina com o que produziu era visível. Também ficou nítida a empolgação de todos com tudo o que foi elaborado pelos e pelas colegas.
O encontro Processo Legislativo foi uma atividade promovida pelo projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc que conta com o patrocínio da Petrobras.