Queimada, amarelinha, ping pong, elástico, corda, golzinho, três cortes e corre cotia são algumas das diversas atividades que agitaram a manhã do dia 24 de novembro na Escola Aleixo Pereira Braga I, localizada no Quilombo Mesquita (Cidade Ocidental/GO). As brincadeiras fizeram parte do que foi chamado de Dia do Brincar, iniciativa promovida pelo projeto Adolescentes Protagonistas em parceria com a escola.
A atividade reuniu estudantes dos dois turnos da escola, totalizando cerca de 400 crianças e adolescentes. A alegria e a empolgação estavam estampadas nos rostos de todos os presentes. “Eu estou achando legal porque é bom ver o sorriso na cara de cada criança. Que isso possa acontecer mais e mais vezes, para ter mais e mais sorrisos”, resumiu Maria Eduarda Lima de Sousa, de 12 anos, aluna da escola e participante do projeto.
A ideia surgiu a partir da demanda das meninas e dos meninos que participaram dos dois anos do projeto desenvolvido na comunidade quilombola. Durante as oficinas e atividades com foco em direitos humanos, cidadania e orçamento público, o direito de brincar foi a descoberta que mais chamou a atenção do grupo, tanto que virou o tema do boletim Direitos na Comunidade redigido por elas e eles em 2015.
Integração e monitoria
Adolescentes que participam do projeto em outras escolas desempenharam um papel fundamental durante o Dia do Brincar como monitores das atividades. A presença e participação deles não passou despercebida: “O Dia do Brincar está muito bom, a gente tá se divertindo bastante. E também todos os meninos e meninas que vieram do Inesc estão se divertindo junto com a gente, estão brincando”, percebeu Eduardo Alves Sousa, de 14 anos, também estudante da escola e participante do Adolescentes Protagonistas.
Para os monitores, mais do que brincar com as crianças de Mesquita, valeu a experiência de conhecer novos territórios e ter novas vivências, como ressaltou Guilherme Cena Alves, do CED 04 do Guará: “Ser monitor aqui está sendo uma experiência muito legal. Estou conhecendo uma nova realidade. A criançada é muito gente fina, educada e está muito legal a organização e a colaboração da escola”.
A integração com outros territórios e realidades também se deu por meio da participação de crianças e adolescentes do Coletivo da Cidade, da Cidade Estrutural, especialmente convidados para participarem do Dia do Brincar no Quilombo Mesquita.
Oficina de bonecas
Um dos espaços mais disputados foi a Oficina de Bonecas, onde cada participante teve a oportunidade de confeccionar sua própria boneca e depois leva-la para casa. Coordenada pela mãe de uma adolescente que participa do projeto no CEF 05 do Paranoá, a atividade começou com a coordenadora do projeto Adolescentes Protagonistas, Márcia Acioli, chamando a atenção para a identificação das pessoas presentes com as bonecas que seriam produzidas durante a oficina: “de que cor é a maior parte das pessoas que moram em Mesquita? As bonecas que faremos aqui serão parecidas com vocês”.
A atividade começou com a costura do tecido e passou pelo enchimento chegando ao acabamento, com a confecção da roupa, dos cabelos e dos olhos. “Chamou a atenção a presença de meninos na oficina. Isso me deixou muito feliz”, comemorou Márcia.
Lançamento do boletim e exposição de fotos
O Dia do Brincar também foi o dia em que meninos e meninas que participam do projeto Adolescentes Protagonistas puderam mostrar para colegas e amigos parte do que aprenderam e produziram durante os encontros promovidos pela iniciativa. Isso porque durante as atividades foram lançados a exposição de imagens registradas por eles e elas durante a Oficina de Fotografia e também o boletim Direitos na Comunidade de 2016, que discute como o racismo e o preconceito interferem na formação educacional, inclusive contribuindo para a evasão escolar.
O Adolescentes Protagonistas é uma ação promovida pelo Inesc que conta com o patrocínio da Petrobras.