Adolescentes avaliam a 5ª edição da revista Descolad@s

Encontro realizado na sede do Inesc contou com a presença de meninos e meninas que já participaram de outras edições da revista e também de pessoas que vão participar da publicação pela primeira vez

 

Meninos e meninas que participam do projeto Adolescentes Protagonistas se reuniram o último sábado (09/04), na sede do Inesc, em Brasília (DF), para avaliar a última edição da revista Descolad@s e começar a pensar na pauta da próxima edição, que será lançada em dezembro deste ano.

O encontro foi aberto com o depoimento da jovem Isabel Amorim, de 25 anos, que participa da publicação desde o seu início, quando ainda era estudante do ensino médio. “A revista nos proporciona um empoderamento muito grande no sentido de não só consumir informação, mas de passar informação. É um jeito da gente encontrar nosso lugar no mundo”, declarou.

Tendo em vista que o grupo era composto por adolescentes e jovens que já tinham participado de edições anteriores, mas também por pessoas que estão entrando agora no projeto, a assessora política do Inesc, Márcia Acioli, explicou brevemente sobre o início da revista e seus objetivos. Ela também ressaltou a abrangência territorial que a publicação busca abarcar. “A Descolad@s tem como objetivo valorizar os territórios, cada lugar. Todos os lugares são importantes”. Vale lembrar que o projeto ONDA é realizado com adolescentes de diversas regiões do Distrito Federal e do quilombo de Mesquita, localizado na Cidade Ocidental (GO).

Participaram ainda do encontro profissionais que auxiliaram os adolescentes na elaboração da revista, tanto na parte de texto quanto na parte gráfica, e a representante da Gerência de Diversidade, Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Wédina Pereira, que fez uma série de elogios à publicação e sugeriu a inclusão de uma sessão interativa, no estilo passatempo, nas próximas edições.

AvaliacaoONDA2Mas, como o objetivo do encontro era muito mais ouvir os adolescentes do que fazê-los ouvir, o grupo foi dividido em dois subgrupos com duas missões distintas: um deveria fazer uma avaliação das pautas e textos da última edição da revista e o outro deveria avaliar os aspectos gráficos.

Após um tempo para a avaliação, os grupos apresentaram suas conclusões e fizeram sugestões de aprimoramento para a próxima edição. Na sequência, foi dado o ponta pé inicial para a próxima Descolad@s com um momento para troca de ideias sobre assuntos que podem ser abordados. Várias sugestões vieram à tona e o grupo se comprometeu a começar uma série de encontros quinzenais com o objetivo de afinar as pautas e começar o trabalho de redação dos textos.

A revista Descolad@s é uma publicação com foco em direitos humanos. Ela é toda elaborada por adolescentes e jovens de escolas públicas do Distrito Federal. O formato e as seções da revista foram decididos pelos/as estudantes das escolas envolvidas no projeto e são modificados após avaliação do Conselho Editorial (todo formado por adolescentes e jovens). O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

footer (1)