Adolescentes da periferia promovem audiência pública na Câmara Legislativa

Meninos e meninas falarão sobre suas preocupações e reivindicações. Também serão apresentados os resultados de pesquisa feita por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade sobre a realidade que vivem.

 

Adolescentes e jovens da periferia do Distrito Federal realizam, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a audiência pública Infância e Juventude: Prioridade Absoluta. O evento acontece na sexta-feira, dia 06 de maio, às 15h.

Por meio de falas e apresentações culturais, meninos e meninas que participam de projetos e coletivos sociais apresentarão a parlamentares, gestores públicos, organizações sociais e representantes da sociedade civil suas preocupações e reivindicações.

As falas terão como base levantamentos feitos pelos adolescentes nas comunidades onde vivem (realizados no âmbito do projeto Adolescentes Protagonistas). Na Estrutural, por exemplo, a pesquisa foi sobre a percepção da população com relação à política de saúde na região. Entre os principais problemas identificados, e que afetam diretamente os meninos e as meninas que vivem ali, estão os relacionados à sexualidade (gravidez, DSTs e acesso a métodos contraceptivos), à dependência química e à violência.

Durante o encontro também serão divulgados os resultados de uma pesquisa feita por meninas que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Elas entrevistaram colegas e constataram problemas como a falta de escola em tempo regular, ausência de formação profissional e de atividades de arte, cultura e esportes, além do longo período de tempo que passam trancadas nos quartos.

A audiência pública é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), por meio do projeto Adolescentes Protagonistas, e do gabinete do deputado Wasny de Roure (PT). A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Grito das Periferias e do Observatório da Criança e do Adolescente e com o patrocínio da Petrobras, da Brot für die Welt e da União Europeia.

footer (1)