Atividade aconteceu durante a Semana de Educação para a Vida e contou com a parceria da Companhia de Teatro Bisquetes
A equipe do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, foi convidada para abrir a Semana de Educação para a Vida no Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho (DF).
O encontro aconteceu na tarde do dia 9 de maio e reuniu cerca de 120 meninas e meninos dos sextos anos da escola. A convite do projeto, a Companhia de Teatro Bisquetes, composta em boa parte por adolescentes que participaram do Adolescentes Protagonistas, abriu as atividades com a apresentação da esquete “A escola que queremos!”.
Na sequência, a coordenadora do Adolescentes Protagonistas, Márcia Acioli, desenvolveu uma atividade interativa com o objetivo de fazer os estudantes refletirem sobre educação de qualidade e a escola ideal. Os meninos e meninas foram divididos em grupos para que pudessem discutir “o que tem na melhor escola do mundo”. Os resultados do debate deveriam ser escritos ou desenhados nas folhas de cartolina distribuídas para os grupos.
Ar-condicionado ou ventilador de teto nas salas de aula, armários para guardar o material, escolas mais limpas, carteiras sem chicletes, professores mais bem humorados, intervalos maiores, aulas mais interativas, laboratório de ciências, fim do bullying e paz na escola foram alguns dos itens destacados pelos estudantes.
Após a apresentação de cada grupo, as “Bisquetes” encerraram a atividade com a encenação de mais uma esquete, desta vez com foco no trabalho infantil. Com a mensagem “lugar de criança é na escola, e não no trabalho”, o grupo mais uma vez empolgou os meninos e meninas que vibraram com a apresentação.
Semana de Educação para a Vida
A ação está prevista no calendário das escolas públicas do Distrito Federal deste ano e tem como objetivo explorar conhecimentos relativos a matérias não presentes no currículo escolar obrigatório, como sustentabilidade, direitos humanos, educação sexual, diversidade e alimentação saudável. Para isso, especialistas, acadêmicos e representantes de órgãos públicos são convidados pelas escolas para trabalhar os temas com os alunos.