
Muita criatividade, curiosidade e comprometimento marcaram a oficina de quadrinhos realizada no dia 23 de junho na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Os desenhistas Lucas Gehre e Gabriela Masson comandaram as atividades ao lado da coordenadora do projeto Adolescentes Protagonistas, Márcia Acioli.
Quando as meninas chegaram ao espaço de convivência onde as oficinas são realizadas, Lucas e a Gabi já haviam espalhado várias produções de quadrinhos e zines. As adolescentes manusearam avidamente o material e exploraram ao máximo a leitura.
Especialista em zines que abordam temas relativos à sexualidade feminina, Gabi disponibilizou diversas das suas obras entre o material ofertado para as meninas. Um dos quadrinhos, sobre autoconhecimento, chamou muita atenção. Mil risadinhas e muita curiosidade tomaram conta do espaço. Algumas meninas ficaram tímidas, outras curiosas.
Oficina de zines
Gabi explicou que os zines são produções de baixo custo que ajudam a elaborar e espalhar ideias e a romper com a solidão. Ela contou como criou a personagem que chamou a atenção das meninas: após o rompimento de uma relação abusiva que coincidiu com descobertas pessoais acerca da sexualidade.
A desenhista também falou da importância de se naturalizar a conversa sobre sexualidade e, com isso, trazê-la para o cotidiano. Além disso, ressaltou a escassez de material de educação sexual que fale do prazer, já que normalmente a sexualidade é tema proibido.
Ao longo do encontro foram feitos alguns exercícios de desenho. “Elas amaram! Nuca vi o módulo tão silencioso e concentrado!”, sintetiza Márcia.
No fim, as adolescentes trabalharam na elaboração de uma revista com suas próprias histórias. O resultado será organizado e transformado em um zine que será reproduzido e entregue para cada uma das meninas que participaram da oficina.
A atividade faz parte do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.