Maturidade dos adolescentes de Mesquita impressiona representantes do UNICEF

Meninos e meninas que participam do projeto Adolescentes Protagonistas no Quilombo de Mesquita receberam na última quinta-feira (18) duas visitas muito especiais: Yuki Fukuda, oficial da área de Adolescentes do UNICEF Guatemala, e Gabriela Mora, oficial da área de Adolescentes do UNICEF Brasil.

Yuki, que é japonesa, mas trabalha há três anos na Guatemala, veio ao Brasil para um período de intercâmbio com o objetivo de conhecer iniciativas com adolescentes no país. O Adolescentes Protagonistas foi um dos projetos indicados pelo UNICEF Brasil como relevantes.

A visita aconteceu no dia em que os/as meninos/as se reuniram para discutir sobre o tema do próximo boletim Direitos na Comunidade que eles e elas vão escrever. No final do encontro, os/as adolescentes também foram estimulados/as a elaborarem perguntas para Rita Potiguara, diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais, do Ministério da Educação (MEC), que conversaria com o grupo no dia seguinte.

Com o auxílio da Gabriela na tradução, Yuki pode compreender tudo o que era dito pelos meninos e meninas e ficou impressionada com a maturidade do grupo: “eles fizeram perguntas muito boas. Dá para perceber o resultado do trabalho desenvolvido com eles”.

Na outra ponta, a presença de uma convidada estrangeira despertou nos meninos e meninas a curiosidade por novos idiomas (eles se sentiram estimulados a aprender a se comunicar em outras línguas) e culturas.

O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

Foto: Gabriela Mora/UNICEF

footer2