
Está grande a expectativa para o Cinema e Política, evento anual promovido pelo Adolescentes Protagonistas e que reúne meninos e meninas de todas as escolas onde o projeto é desenvolvido.
O encontro acontecerá no próximo sábado, dia 01 de outubro, e reunirá cerca de 60 adolescentes do Guará (CED 04), Paranoá (CEF 05 e Darcy Ribeiro), Quilombo Mesquita (Cidade Ocidental-GO) e da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM).
Este ano o tema abordado será “Educação de Qualidade: A escola que queremos”. A atividade tem como objetivo fomentar o debate sobre o assunto que foi o foco das oficinas desenvolvidas pelo projeto ao longo de 2016. Por educação de qualidade, há o entendimento de que seja uma escola que assegure a permanência e a conclusão do ensino médio, além da realização plena da pessoa, considerando as demandas de cada território.
A provocação para o debate ficará por conta do filme “Acabou a paz, isto aqui vai virar o Chile”, dirigido pelo cineasta argentino Carlos Pronzato e que narra a ocupação das escolas em São Paulo após o anúncio do projeto de reorganização escolar anunciado em setembro de 2015 pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A medida previa o fechamento de várias unidades de ensino no estado (assista ao trailer).
O encontro acontecerá durante todo o dia. Além da apresentação e reflexão sobre o filme, haverá momentos para debate sobre o atual cenário da educação, sobre temas específicos abordados pelos meninos e meninas nas oficinas e também sobre os impactos da Medida Provisória 746/2016, editada recentemente pelo governo federal e que promove uma reforma no ensino médio brasileiro.
O projeto Adolescentes Protagonistas é uma iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.