Internas da UISM conversam sobre ensino profissionalizante com o subsecretário do Sistema Socioeducativo

Meninas que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) se reuniram na última quarta-feira (11) com o subsecretário do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, Paulo Távora. Em pauta, o ensino profissionalizante oferecido pelas unidades de internação do DF.

A atividade faz parte do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, e o resultado poderá ser conferido na próxima edição do boletim Direitos na Comunidade, que está sendo totalmente redigido pelas meninas.

Em 2016 a atividade profissionalizante para as meninas da unidade ficou restrita à oficina de panificação. Durante os encontros do projeto Adolescentes Protagonistas, elas enfatizaram o desejo por cursos mais voltados para seus talentos e ambições profissionais, além da importância da educação profissional para o retorno à sociedade após o cumprimento da medida socioeducativa.

Perspectivas para 2017
Durante a conversa, as meninas ficaram sabendo que, embora o projeto com o Pronatec ainda não tenha sido renovado, o que impossibilita saber quais serão os cursos oferecidos este ano dentro da unidade, a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo e a direção da UISM estão trabalhando no sentido de viabilizar outras opções, inclusive com atividades fora da unidade. “Nós estamos empenhados em buscar as melhores soluções para vocês”, enfatizou Paulo Távora.

Uma dessas possibilidades diz respeito à participação no #BoraVencer, programa desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude com foco no ensino profissionalizante de meninos e meninas com idades entre 15 e 29 anos.

Uma das adolescentes, que já conseguiu o direito à saída sistemática, deu seu depoimento de que já foi matriculada no #BoraVencer e vai fazer o curso de atendente de consultório médico e dentário.

Além do subsecretário Paulo Távora, também participaram da conversa duas colaboradoras da Coordenação de Semiliberdade, Letícia Guercio e Janaína Guerra. Elas aproveitaram a oportunidade para anunciar a realização, este ano, de dois fóruns da semiliberdade, sendo um deles totalmente conduzido por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O resultado da conversa, na perspectiva das meninas que participaram, poderá ser conferido no boletim Direitos na Comunidade que elas estão redigindo e que será lançado em breve!

footer2