Próxima edição da revista Descolad@s será lançada em grande estilo no dia 23 de fevereiro

Após um ano de trabalho intenso e muito envolvimento, a sexta edição da revista Descolad@s está pronta e será lançada no próximo dia 23 de fevereiro, às 14h, no Museu da República, em Brasília (DF).

Totalmente pensada e redigida por adolescentes e jovens, a publicação aborda temas relacionados a direitos humanos e orçamento público e que afetam e envolvem diretamente os meninos e meninas.

A revista está recheada com matérias sobre comportamento (o uso de aplicativos de relacionamento, por exemplo), política, educação, gênero, sexualidade, entre outros. A capa foi inspirada na entrevista feita com jovens ciganos e que responderam sobre os desafios que seu povo enfrenta diariamente no enfrentamento ao preconceito que sofre há séculos por onde passa.

Envolvimento dos adolescentes
Da escolha das pautas até a definição do projeto gráfico e diagramação de cada matéria, @s adolescentes e jovens participam de todas as etapas do processo. Mais do que isso, são eles e elas quem tomam as decisões, cabendo aos profissionais envolvidos apenas orientá-los no caminho que escolheram. Os impactos e transformações pela quais @s menin@s passam durante o processo são visíveis.

“Desde criança eu sempre gostei de brincar fingindo que era repórter, imaginando viver as aventuras de uma vida emocionante da carreira jornalística. Quando eu conheci o projeto Adolescentes Protagonistas eu vi ali a oportunidade de explorar mais esse lado. E quando eu fiquei sabendo da Descolad@s aproveitei para conhecer mais, sobre como é a rotina e as obrigações da carreira”, conta Victor Hugo Vieira Queiroz, estudante do Centro Educacional Darcy Ribeiro, localizado no Paranoá (DF).

Para ele, ter escrito para uma revista foi bastante empolgante, apesar de puxado e exaustivo, mas o resultado foi proveitoso e valeu a experiência. “Os temas que eu abordei têm haver com o que eu presencio no meu cotidiano, como a falta de escolas nas periferias – o Paranoá é um exemplo disso porque vivencia um inchaço populacional – e sobre a abordagem dos veículos de comunicação em temas políticos, pois é evidente e visível o monopólio e a manipulação cometido por eles”, se orgulha.

Para a estudante Serena Ferreira Rodrigues, participar do processo produtivo da revista Descolad@s foi uma experiência mágica. “Por trás de cada um dos textos, de cada página da revista, sempre há o carinho e dedicação de cada adolescente que participou daquela edição, além de toda aquela ansiedade para que tudo dê certo (e logo termos o nosso exemplar em mãos para mostrarmos à todos em nossa volta)”.

Serena também ressalta que a produção da revista oferece experiências únicas de conhecimento e vários debates enriquecedores. “E não é só uma revista, como a maioria que vemos por aí. A Descolad@s é a voz de vários e várias adolescentes, esses que serão ouvidos por vários outros jovens e também adultos pelo país”.

Grande celebração
O evento de lançamento da revista reunirá não só adolescentes e jovens que participaram da elaboração da publicação, mas meninos e meninas de todas as escolas que participaram do projeto Adolescentes Protagonistas no último ano. Também estará presente o MC Nyl, do Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro (RJ).

Na programação pensada pelo comitê formado pelos/as próprios garotos e garotas, muita música, poesia, teatro, dança e história, sem falar nas surpresas que estão sendo preparadas, tudo com muito carinho e animação.

Além d@s adolescentes, o lançamento da Descolad@s também contará com a presença de parceiros que ajudaram a viabilizar não só a elaboração da revista, mas também as atividades como um todo do Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras.

Serviço:
O quê: Lançamento da revista Descolad@s
Quando: Dia 23 de fevereiro, às 14h
Onde: Museu da República (Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF)
Informações: thallita@inesc.org.br / caroline.lima@inesc.org.br / 3212-0200

footer2