Meninas do DF participam de encontro em Mariana (MG) para articular encontro nacional sobre estratégias contra a perda de direitos

Uma aproximação estimulada pela Pastoral do Menor de Mariana (MG) rendeu, nos últimos dias, um encontro altamente produtivo e com possibilidade concreta de gerar frutos capazes de impactar na vida de centenas de adolescentes brasileiros.

Articulado em parceria com o Inesc e a Oficina de Imagens, o encontro reuniu, em torno de 30, meninos e meninas da região mineira, além de duas adolescentes que participam do projeto Adolescentes Protagonistas e moram na Cidade Estrutural (DF) e no Paranoá (DF). Pelo Inesc, também participaram a assessora política Márcia Acioli e a educadora Thallita Oliveira.

A reunião na cidade histórica aconteceu entre os dias 28 e 30 de janeiro e teve como objetivo discutir estratégias para a realização de um grande encontro nacional com adolescentes de todo o país. Antes, contudo, a equipe da Pastoral já estava reunida com os meninos e meninas de Minas em uma formação para desenvolver uma grande campanha em favor da melhoria do atendimento oferecido pelo sistema socioeducativo no estado.

Participação ativa das adolescentes
As duas meninas do projeto Adolescentes Protagonistas que foram para Mariana, Keissa Carvalho e Victória Dias, haviam participado, nos dias que antecederam a viagem, da oficina de formação de formadores realizada no Inesc. Durante o encontro, foram debatidos temas como identidade/território, educação popular, democracia, participação, além de elaboração de oficinas em si.

Grande parte da construção coletiva e experiência adquiridas durante a formação puderam ser aplicados durante o encontro em Mariana, inclusive com a inserção dos temas eleitos como prioritários durante a formação (violência policial; gênero/homofobia; e movimentos estudantis como estratégia de resistência política) na pauta do encontro nacional.

Aliás, ficou definido que o objetivo geral do encontro, previsto para acontecer em outubro de 2017, é “criar estratégias de resistência coletiva sobre perda de direitos”. Com isso, a expectativa é mobilizar os/as jovens para a atual situação sociopolítica do país; para que discutam retrocessos e violências que os/as afetam; para que difundam, junto às mídias locais e redes sociais, os temas e discussões tratados no encontro; para que promovam intercâmbio de experiências e metodologias; e criem um plano de ação conjunto para 2018.

“Foi maravilhosa a experiência de viajar para conhecer outros projetos que também têm a participação de jovens e adolescentes. É sempre bom conhecer pessoas que ainda se importam com a juventude e com a situação do país”, comemora Keissa.

Durante o encontro também houve tempo para que fosse apresentada a metodologia do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, além da apresentação de produtos de comunicação elaborados ao longo das atividades.

Próximos passos
Durante o encontro foram definidos os papeis que cada organização parceria desempenhará para a concretização do encontro nacional. Além disso, também foi acordado que as três instituições irão atuar no sentido de articular novos parceiros, em especial organizações capazes de contribuir com o financiamento da proposta.

“Foi fantástico poder conhecer outras realidades bem próximas da que eu vivo e vejo nas periferias do DF. Outra coisa em comum foi conhecer projetos que consistem em formar jovens/adolescentes protagonistas, mas que trabalham mediante a arte da fotografia, com eventos de exposição de fotografias e com cartilhas abrangendo assuntos políticos e a realidade da sociedade, estimulando a comunidade a participar”, sintetiza Victória.

footer2